terça-feira, 26 de novembro de 2013

Como nerotizar um vendedor em dois passos

Neurotizar um vendedor é umas das tarefas extremamente simples e muito em voga ultimamente.

Vamos lá, primeiro você contrato o vendedor, fala maravilhas do seu produto, da sua empresa e principalmente do fabuloso mercado potencial que ele terá.

Enaltece as fantásticas vendas e por decorrência as comissões que ele vai receber.

Coloca um gás no pobre, que ele sai flutuando, já pensando aonde irá gastar toda aquela grana.

Bom, no dia seguinte, ele acorda ás 5 da manhã, já em 3.500 Rpm. É o primeiro a chegar, pois sua jornada rumo ao tão sonhado e deseja sucesso chegou.

O chefe chega duas horas depois, reclamando do trânsito, e chama o vendedor com mais tempo de casa, e encosta o novato, para ele aprender os macetes.

O futuro semi-quase neurótico, fica um pouco frustrado, pois esperava um treinamento formal, com explicações, demonstrações, apostilas dos produtos / serviços, argumentos de concorrência, vantagens e benefícios.

Mas nem tudo é perfeito. Bom vamos para o campo.

Primeiro cliente visitado, o vendedor antigo leva um baita esporro, por conta de promessas não atendidas, sai quase corrido.

Segundo cliente, outro esporro, por atraso na entrega.

Terceiro, quase apanha, por não arrumar um  produto em garantia.

Quarto, verifica que seu preço é o mais caro, das três propostas existentes.

Mas como os vendedores são otimistas por natureza, pois caso contrário, não seriam vendedores, ele pensa: bom tudo de ruim já aconteceu , amanhã melhora.

A semana passa, e vem a primeira reunião de avaliação, que na empresa é denominada de "Arrocha Testículos".

Chefe entra e secamente, pergunta pelo NÚMERO de cada um, mijando todos os que estão abaixo da cota, sempre lembro que o certo é (quota.)

Bem, aí começa o processo de NEUROTIZAÇÃO, o qual consiste em não dar condições e nem informações e COBRAR, COBRAR MUITO.

Que o digam o bancários, sim aquele Vendedor, digo gerente que lhe atende e sempre tenta lhe oferecer um seguro, Fundos de capitalizações, Aplicações em renda fixa, Consórcios e o escambau.

Vocês não tem noção do que é uma reunião de avaliação deles.

Bom não é atoa que o número de suicídios aumentou em 25% nos dois últimos anos.

Sabem qual é a razão de tudo isto?  Planejamento Estratégico mal elaborado (quando existe).
Metas super dimensionadas, Desconhecimento do mercado, subestimação da concorrência, ausência de capacitação, informações e recursos, e PRINCIPALMENTE Gerentes despreparados para a função.

Pensem nisto, antes de arrochar os testículos e alguém na próxima reunião.

Há, só para esclarecer a razão da figura acima.

Trata-se de um vendedor tentando marcar uma reunião com um provável cliente, que não estava atendendo aos seus telefonemas .