sábado, 21 de março de 2009

Qualificando Prospects


Qualificação é uma das etapas mais importantes do processo de vendas.
Infelizmente muitas vezes negligenciado, pelos profissionais de vendas.
Uma qualificação bem executada, ecelera negociações, e o mais importante, permite que em um menor espaço de tempo ocorra o descarte de uma falsa oportunidade.
Vá a fundo nas necessidades do seu cliente, conheça a organização dele, qual o tamanho dela, quantas filiais, se faz parte de outro grupos, qual a sua história, seus produtos, e principalmente quais os problemas que os produtos ou serviços da sua empresa, podem auxiliá-lo a resolver.

Feito isto mapeie os decisores, tendo como resultado o mapa de poder do cliente.

E por último programe as visitas, não esqueça de preparar cada uma delas, definindo préviamente o que você deseja atingir naquele momento.
Dica importante: Agende sempre com antecedência, confime 24 horas antes, e JAMAIS se atrase, respeite a agenda do seu cliente.
Se você trabalha em uma metrópole com trânsito complicado, leve isto em consideração ao agendar seu deslocamento.

Bons Negócios

sexta-feira, 20 de março de 2009

Gerenciando sua Cota ou Quota










Primeiro para se gerenciar uma cota ela necessita ter sido bem elaborada. Deve ter considerado o mercado, seus segmentos, sua geografia de atuação e o tamanho das empresas alvo.

Vemos na ilustração a esquerda, uma representação gráfica destas variáveis.

Considerando que a cota tenha sido bem elaborada, coisa rara no mundo real, temos establecido nosso objetivo de vendas distribuido em um perído de tempo durante o ano fiscal vigente.

Próxima pergunta: Em quais clientes novos vou realizar estes números? Neste momento uma boa base de dados atualizada é fundamental, pois ao se colocar filtros, selecionando os segmentos, tamanho de empresas (faturamento anual) e geografia, teremos como resultante uma lista de próspects (provaveis clientes).

Como já deve possuir uma carteira de clientes antigos, é possivel montar processos para manter os clientes antigos (manutenção da Base Instalada) e ganhar novos clientes.

Neste momento, uma planilha excel é fundamental, imagem á direira, pois devemos montar um plano de trabalho que objetive a realização das visitas, para tal, nada melhor que um cronograma contemplando clientes, datas e objetivos, se qualificação, se apresentação de soluções ou de propostas ...

Este trabalho sempre deve considerar o volume financeiro de cada cliente, distribuidos nas diversas oportunidades que cada um possa ter ao longo do ano fiscal.

Através do faturamento anual de uma empresa, e conhecido o % de investimentos no seu(s) produto(s), podemos calcular o porcentual estimado de compra que esta empresa poderá realizar no ano...

Exemplo: Cliente A, volume estimado de compra no ano fiscal de x$, data provável de conclusão dd/mm.

Lembre-se de que este é em primeiro lugar um planejamento estimado, mas que já deve contemplar com folga os números necessários para o atendimento da cota.

Existe um modelo de previsão (forecast) que pode auxiliar muito, imagem superior direita.
Caso desegem o original em excel, é só solicitar pelo e-mail antonio.louzada@realcorp.com.br
terei o maio prazer em fornecer.

Este modelo coloca foco nas dez maiores negociações em andamento nos próximos 90 dias. Ele também permite calcular o chance de fechamento da cota nos 30; 60 e 90 dias.

Permite visualizar a falta de negócios para 60 ou 90 dias, permitindo uma rápida ação para reverter este quadro.

Não posso gerenciar nada que não possa medir e não posso medir nada que não consiga reduzir a atividades constantes em uma agenda.

Mensalmente podemos acompanhar e tratar os desvios ocorridos.
Tenham um bom dia e Ótimos Negócios

quinta-feira, 19 de março de 2009

Planejamento






"O Planejamento é um processo gerencial que diz respeito á formulação de objetivos para a seleção de programas de ação que objetivem sua execução."



Esta é uma definição clássica, vamos traduzir para a realidade de Vendas.


Quota ou Cota é a definição de um valor (Número) que nada mais é do que um compromisso a ser realizado pelo vendedor - OBJETIVO de vendas a ser atingido.

Tive um chefe que todos os dias ao final do expediênte abria intempestivamente a porta da nossa sala e gritava "QUAL É O NÚMERO" éra só isso o que falava, sujeioto esquisito aquele...
Voltando, o número, Objetivo de vendas a ser atingido, tem prazos para ser realizado, normalmente ele é medido por trimestres, pois esta modalidade permite que o vendedor até possa ir mal em um mês, mas consiga se recuperar no mês seguinte.
O acompanhamento é semanal/mensal, pois permite que se acenda luz amarela em caso do não cumprimento do número, e imediatamente se busque correções.
O problema começa, quando a quota/cota é determinada sem critério, e infelizmente esta é a grande realidade.
São gerentes despreparados, que inventam o número e acabam impondo-o a sua(s) equipe(s) que por sua vez, sem voz ativa no processo, acaba(m) fingindo que aceita(m)...

Alguns dos senhores já viu isto acontecer em algum lugar?

Bom, o resultado nós já sabemos:
  • Frutrações;
  • Rangeres de dentes;
  • Gritarias;
  • Desculpas;
  • Mais Desculpas;
  • Demissões...

Como mudar isto?

Este é um novo assunto que iremos abordar amanhã.

Tenham todos um bom Dia e Ótimos Negócios



terça-feira, 17 de março de 2009

Capacitação em Vendas Corporativas



Normalmente os vendedores são formados pela escola da vida, são pessoas que já trazem o dom do relacionamento de berço, e vão se moldando ao longo da sua tragetória profissional.
Ao longo desta caminhada, muitas vivências ocorrem, algumas positivas, mas a grande maioria são de dificuldades e perdas.
Alguns profissionais se conformam, e acabam atribuindo á sorte, o sucesso de uma negociação.

Nestes casos temos um rol de desculpas para o insucesso:
- Preço mais baixo do concorrente;
- Produto do concorrente com mais valor agregado;
- Comprador é amigo do vendedor do concorrente...
Infelizmente o resultado é a frustração, cotas não cumpridas, e demissão recorrente.

E lá se vai o vendedor para outra empresa repetir tudo novamente.

Será que não existe um meio de se mudar isto? de se tomar os controles da negociação? de reduzir o componente sorte ao mínimo?

Como reverter este quadro? pois ele é ruin para todos, para o vendedor e também para a empresa que o contratou.

Só existe um meio a capacitação.

Capacitar significa preparar o profissional para enfrentar as situações específicas da sua função, através de conhecimentos, mas sugerindo alternativas.

Capacitar fornece autonomia, cria confiança e promove o progresso.

A capacitação desenvolve competências, que é a resultante de Conhecimento, Habilidade e Atitude.

Cabe ao profissional investir no seu aprimoramento, ele não deve esperar por iniciativas apenas da sua empresa. Deve ele gerar os fatos para o seu contínuo aprimoramento.

O Conhecimento, ele pode adquirir atraves de modernas técnicas como o EaD Ensino á Distância.

Existem metodologias que ensinam como o profissional deve conduzir toda a negociação de tal forma que o controle passe para a suas mãos.

Habilidade é naturalmente desenvolvida através da aplicação prática do Conhecimento.

Atitude, ele deve trazer de berço e aprimorar ao longo de toda a sua vida, pois ela é centrada em VALORES ÉTICOS, eu considero o mais importante dos três, pois sem este nada de perene acontece.

São este valores que irão abrir ou fechar as portas para todo o resto, pois os clientes percebem á distância o profissional que não possui valores e que tenta manipular a negociação.

Normalmente ele é imediatamente descartado.

Invista na sua capacitação

Um bom dia e ótimos negócios.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Tipo de Compras

Tipos ou Modelos de Compras:


Os Departamentos de Compras das Corporações, adotam várias metodologias para comprar os produtos ou serviços que necessitam.
A metodologia mais comum é a do menor preço, existem compradores que são medidos pelo volume mensal de descontos que conseguem extrair dos vendedores.
Existem cursos para qualificar compradores ensinando-os a extrairem o máximo dos vendedores.
Nesta modalidade, toda a negociação vira uma guerra onde o único objetivo é o de ganhar mais desconto e normalmente ambos perdem.
Não existe nehuma preocupação com a saúde financeira da empresa vendedora, e por causa disto muitas empresas já quebraram.
Graças á tecnologia, temos os pregões eletrônicos, os quais uma vez parametrizados, realizam com perfeição a tarefa de extrair o menor preço.
Mas também existem empresas, que já entenderam que existe outros métodos de adquirir seus produtos e ou serviços.
Estas empresas, que o "Paretto"afirma serem apenas 20% do mercado, implantaram metodologias de Desenvolvimento e Manutenção de Fornecedores, por serem empresas evoluídas e já se encontram plenamente estruturadas e profissionalizadas.
São processos que medem vários quesitos do fornecedor, os pontuam e os classificam em um ranking.
Caso exista espaço para crescimento, a empresa compradora, incentiva através de bonus, este crescimento.

Ex.: Caso o fornecedor obtenha a certificação ISO 9000, ganha mais x% nos contratos existentes;

Caso o fornecedor, tenha 100% do seu quadro de técnicos formalmente contrados, ganha mais y%
Caso todos os operários técnicos sejam certificados Senai ou Abramam, ganha mais t%
Caso o fornecedor consiga uma redução de tempo e poupe recursos o Cliente paga um bônus de z% sobre o valor do contrato....
Depois, estes fornecedores são medidos a cada negociação, quanto a cumprimento de todas as cláusulas contratuais etc..

No final eles obtem uma classificação mensal, que são publicadas.
O que acaba promovendo uma interessante disputa entre os concorrentes, onde cada um deles tenta melhorar mais que o outro.
Ao final deste processo, a empresa terá os melhores fornecedores disputando suas oportunidades ao longo do ano fiscal.
Outro processo, infelizmente mais raro, é o da parceria.
Ele existe em várias organizações, onde o fornecedor, conseguiu um nível de qualidade, preço e relacionamento ao longo do tempo a cima do normal, de tal forma que a empresa compradora não vê nenhuma vantagem em permitir que outro fornecedor se instale.
Quando isto acontece, normalmente o fornecedor designa seu melhor profissional para atender a conta compradora quase de forma exclusiva.
Via de regra, existe uma reunião mensal do responsável pela conta junto com seus diversos contatos dentro da empresa.

Toda a entrega vira naturalmente um projeto com cronogramas, etapas e atividades e responsáveis, que são medidos semanalmente.
O Responsável pela conta, vira um Gerente de Projeto e "advogado de Defesa" do cliente dentro da sua empresa fornecedora.
Ele "briga" para que seu cliente tenha todas as facilidades dentro da sua empresa, e normalmente ele tem linha direta com a alta direção da sua empresa, para agilizar processos.

Este para mim, é o melhor método, mas extremamente raro de se encontrar.
Ele exige um alto grau de profissionalismo de ambas as partes, Comprador e Vendedor devem ser altamente éticos e extremamente aderentes aos altos valores profissionais e de comportamento.
Talvez o maior entrave para a adoção deste modelo, seja a ortodoxia dos compradores que ainda pensam que não é salutar uma maior aproximação com os vendedores, que estes devem ser tratados á distância para que não exista uma corrosão do processo.
Pelo lado dos vendores, em alguns caso o que atrapalha é a Lei de Gerson, infelizmente ainda não revogada.

Vamos pensar nisto e quem sabe crer que existem outro meios de relacionamento mais produtivos e realizadores entre compradores e vendedores. Neste caso ambas empresas conseguem estabelecer a tão sonhada relação Ganha Ganha.

Amanhã falamos sobre capacitação em Vendas Corporativas.
Um bom dia e bons negócios para todos.