quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Business Engineers

Todos estamos acostumados a figura do Vendedor, representante, Gerente de Vendas, ou seja, um profissional que representa os INTERESSES de determinada empresa, junto aos seus prospects e clientes.
 
Nesta condição, com raríssimas excessões, o trabalho deste profissional sempre é visto com ressalvas, pois ele estará sempre defendendo os interesses das sua empresa.
 
Já o Business Engineer sempre irá defender a melhor alternativa custo x benefício do comprador.
 
Qual a melhor tecnologia, considerando a cultura do cliente, quais os inibidores da alternativa A, quais os facilitadores da Alternativa B, quais os fatores devem ser objeto de um maior cuidado, na elaboração das cláusulas contratuais. 
 
Ele vai ajudar a projetar o ROI, e contribuir na definição das alternativas de aquisição. Se compra direta, locação, financiamento externo ou leasing.
 
Esta figura, vai se tornar o advogado de defesa do cliente, frente as várias alternativas. 
 
Mas então ele nada mais é do que um consultor.
 
Não, porque ele não será remunerado diretamente pelo cliente,  e sim pelo fornecedor que satisfazer as melhores condições definidas na RFP. (Acordo transparente, com percentual previamente acordado entre as partes e do pleno conhecimento do cliente).
 
Quem serão estes profissionais? 
 
Normalmente, executivos com larga experiência na indústria alvo, senior negocial, expert em gestão,  processos e sempre alinhado com as mais novas tecnologias do segmento.
 
No principio eles serão olhados com desconfiança, pois toda a novidade naturalmente gera desconforto.
 
Mas com o passar do tempo, e por decorrência natural da qualidade do seu trabalho, as empresas irão se sentir bem á vontade e abrirão espaços para que esta relação se solidifique, propiciando uma verdadeira relação ganha ganha.
 
Naturalmente ele irá normalizar as ofertas dentro da real necessidade e dos recursos do cliente.  Sempre zelando para o fiel cumprimento do acordado. 
 
Eles devem trazer a cultura do SLA para negociações, que normalmente não se utilizam desta prerrogativa, aumentando desta forma, as garantias dos seus clientes, de que tudo o que foi negociado, será realmente entregue, dentro dos prazos e condições negociadas.
 
Pensem nisto, quando um Business Enginer bater á sua porta.
 
Tem uma corrente, que prefere o termo  Solutions Hunter o que neste caso vira sinonimo.