quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE

Produtividade do profissional de vendas.

 
Normalmente, os vendedores, não gostam de ferramentas que evidenciem o seu trabalho.  Não gostam de expor sua (In) ou Competência.  Usam como desculpa "Burocracia não fecha pedidos".
 
Colocam inibidores para o seu uso, e alguns maus profissionais, até boicotam o uso de ferramentas de gestão, se posicionando ostensivamente contra seu uso ou implantação.
 
Mas como ter uma visão clara de todas as etapas de uma venda? ainda mais se ela for uma venda corporativa, com vários decisores e concorrência acirrada.
 
Não tem como, tem que ter ferramentas, que devem ser desejadas pelo profissional, pois em um primeiro momento, irão ajuda-lo a visualizar e antecipar vulnerabilidades e inibidores ao seu sucesso de vender seu produto ou serviço. Só depois, irão municiar a empresa, de preciosas informações, para novamente ajudar o vendedor a entregar o prometido.
 
Nem todas as empresas usam poderosos CRM´s ou ERP´s, as vezes caros e ineficientes,.
 
Existem soluções mais econômicas, que vão desde a CRM´s em nuvem, até eficientes planilhas, que irão ajudar a ter sob controle suas etapas e fases da  negociação. 
 
Um belo exemplo disso, é o trabalho que a   http://luz.vc/mesmo/planilhas/  está realizando.
 
Eles tem um programa de degustação, que em alguns dias da semana, permite que você baixe grátis, planilhas que irão permitir que você use-as, e veja como elas podem colaborar no seu trabalho. Isto ocorre normalmente das 10 as 11 horas da manhã, em dias de promoção, experimentem.
 
Desconfie da capacidade de um vendedor, quando ele rejeita ferramentas de gestão de oportunidade de negociações. Talvez, ele não seja o profissional que você necessite.
Pensem nisto.