quinta-feira, 5 de junho de 2014

Espiando o Futuro


O passado já foi, o presente é apenas o futuro virando passado.

O amanhã nos reserva o resultado de uma revolução  apolítica, silenciosa e que já está a pleno vapor neste justo momento. 
Protagonizada por esta gurizada trancada em seus quartos.
 Cada um deles, com seu laboratório á disposição, entenda-se como laboratório, um computador com um poder computacional infinitamente superior ao usado na APolo 13. Interconectado a milhares de outros iguais, parindo gadges e aplicativos que irão revolucionar a humanidade. Em todas as áreas teremos avanços inimagináveis. 
Na saúde, teremos cada vez mais orgãos de laboratório substituirão orgãos defeituosos. Tratamentos diferenciado para a fisiologia de cada paciente, com remédios dimensionados sob medida para cada estágio da doença.   
Nos transportes, teremos  veículos automáticos sem condutores, sem motoristas bêbados, permitindo a otimização das vias de acesso. 
A conectividade será global, satélites irão dotar o mundo de Internet wireless, nos locais mais remotos e inóspidos. 
A educação sairá da lousa e giz, ainda usado em mais de 70% das salas de aula do mundo, para as casas dos alunos. A escola será um local de debates presenciais de idéias e interação com a comunidade.   
Big Datas dedicados a educação disponibilizarão todo o conhecimento humano de forma mais prazeirosa via Web,  colocando o treinando dentro da história, localizando-o na geografia, tirando-o da abastração de uma equação, para a realidade da sua aplicação.  Esta gurizada  já está fazendo tudo isto acontecer.  
Hoje qualquer um de qualquer lugar a qualquer hora aprende o que quiser. Está tudo lá disponível.
Falamos de Gadges e aplicativos, vejamos alguns  já disponíveis:
Eletrocardiograma pelo Iphone, monitor de temperatura e pressão, monitor do sono, monitor de exercícios, monitor de localização para idosos e dementes. Roupas inteligentes que monitoram as funções vitais e realizam exames laboratoriais em tempo real, transmitindo os resultados para os médicos. 
Sistemas de segurança, que permite avisar de forma discreta, um perigo eminente, a interligação destas redes combinada com o poder público poderá proteger um edifício, uma rua, bairro ou cidades.
Na Industria, a telemetria vai dominar, evitando o erro e a desídia do operador. Sinistros serão evitados por sensores inteligentes.
Na política,  operações com o dinheiro publico, terão uma visibilidade em tempo real via web, dificultando sobremaneira as maracutaias hoje praticadas pelo meio político. Teremos significativos avanços em todas as áreas.
Quando? eu estimo para  2020.  Pensen nisto!