segunda-feira, 12 de abril de 2010

Condições e Informações




Tive o privilégio de fazer parte da familia HP, e numa palestra do Senhor Bill Hewlett, um dos fundadores da HP, em Pallo Alto na Califórnia tive a sorte de absorver um dos preciosos ensinamentos que me acompanham desde aquela época.

Teve um momento em sua palestra, em que um dos inúmeros reporteres que lá estava pediu-lhe que dissesse qual teria sido o fator mais importante para o vertiginoso crescimento da HP.

Pois em 40 anos tinha saido de uma garagem de madeira,(imagem acima) e conquistado o mundo, com presença em mais de 90 países e mais de 100 mil funcionários.

O Fundador Bill Hewlett, pensou por um momento e respondeu:

Foi a minha crença, e a do meu sócio Willian Packard, de que dadas as CONDIÇÕES e as INFORMAÇÕES todos os colaboradores SEMPRE dariam o máximo de sí para bem executar uma tarefa.

E continuou ele, sempre que alguma coisa saía errada, nós, antes de sair xingando e esbravejando contra o colaborador, fazíamos duas perguntas a nós mesmos:
  1. Ele tinha todas as condições (equipamentos, infra-estrutura ...)

  2. Ele tinha todas as informações?

Pasmem, disse ele, na grande maioria dos casos a resposta era NÃO.

E neste caso, o responsável pelo problema ocorrido NÃO era o funcionário ou colaborador, e sim QUEM deveria ter fornecido as condições e ou as informações.

O pior era que na maioria dos casos éramos nós os culpados...

Mas por outro lado, caso ele tivesse as condições e as informações, nos questionávamos se ele, o colaborador, relamente tinha o perfil para fazer parte da nossa família...

Estes ensinamentos me acompanham desde aquele precioso momento e muito tem me ajudado nos meus relacionamentos.

Pensem a respeito e da próxima vez que forem dar uma bronca, antes, faça as duas perguntas...

Um grande abraço a todos o bons negócios


Louzada 2010



domingo, 11 de abril de 2010

Fracasso


A maioria dos vendedores não fracassam porque não conhecem seu produto, nem porque não estejam motivados; fracassam porque não tem um entendimento muito claro situação da venda, poque não entendem como funciona o processo de compra nas corporações, quem são seus compradores, quais suas necessidades e em que modo eles se encontram.