quinta-feira, 12 de março de 2009

Vendas Profissão Estigmatizada

Vender é uma arte milenar, embora a maioria dos mortais não tenham consciência, diariamente eles vendem, idéias, conceitos, crenças, paixões e em alguns casos produtos ou serviços.

Mas odeiam quando são chamados de Vendedores, pois imediatamente associam a vendedores chatos e sem noção, que não respeitam o cliente e insistentemente tentam "empurrar" suas traquitandas indesejadas..

Por esta razão, muitas organizações trocaram a denominação de vendedor para:

- Gerente de Conta;
- Gerente de Negócios;
- Supervisor de negócios;
- Relacionamento com o Mercado, este acho bem apropriado e mais moderno, pois reflete com toda abrangência, o real trabalho atual do Vendedor Corporativo.

Quantos talentos são perdidos apenas por causa do estigma? Quantos engenheiro (a)s foram convidado(a)s a assumirem posições de vendas e as regeitaram por puro preconceito?

Vejamos o outro lado:

O profissional de Vendas, é antes de mais nada alguém á frente do seu tempo, um inovador, cabe a ele levar as mensagens dos avanços que acabaram de ocorrer ou deverão ocorrer em breve.

Ele é o profissional que ajuda a resolver os problemas de uma empresa. Existem várias metodologias que procuram auxiliar no desempenho desta atividade, destaco a algumas de sucesso:

- Sales solution;
- Strategic Sales.

Igualmente, milhares de páginas tem sido escritas para tentar auxiliar no sucesso á esta atividade, mas de nada adiantam se a cabeça do profissional estiver cheia de preconceitos...

Alguma das metodologias fazem uma analogia do cliente a um paciente, que tem alguma DOR e cabe ao vendedor descobrir qual (is) o (s) remédio(os) que uma vez ministrados podem eliminar esta DOR.

Vejam que uma vez eliminada a DOR, o paciente(cliente), naturalmente deverá desenvolver alguns sentimentos nóbres pelo seu salvador (vendedor(a)), tais como:

- Gratidão;
- Confiança;
- Preferência;
- Consideração...

De tal forma que em face de um novo problema, ele paciente (comprador) naturalmente procurará ser atendido pelo mesmo médico (vendedor(a)) que lhe solucionou seu problema (DOR), permitindo a multiplicação dos negócios entre as duas empresas.

Em outra oportunidade iremos focar os vários tipos de Compradores corporativos e suas peculiaridades.

3 comentários:

  1. Parabéns ao colega e amigo, Antonio Louzada.
    Mais de 30 anos de experiência e sempre uma passo a frente.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ótima iniciativa Louzada !
    Um abraço.
    Breno

    ResponderExcluir